Exemplo de Uso - Cloud em gestão de RH

Seu RH gerencia um grande volume de dados? Possui planilhas em excesso e informações desencontradas? Sua empresa deseja otimizar processos, ter uma gestão de pessoas mais eficiente? Se suas respostas foram sim, a tecnologia em nuvem pode ser uma grande aliada para sua companhia.  Segundo o relatório “Tecnologias de RH para 2016: 10 grandes transformações”, realizado pela Bersin, empresa de consultoria global integrante do grupo Deloitte, o futuro do RH é ser cada vez mais simples e tecnológico. Nesse cenário, a adoção de ferramentas em nuvem é um dos pontos-chave para o sucesso de qualquer projeto.

E você? Já pensou em usufruir dessa tecnologia no seu RH? Listamos abaixo 5 benefícios que a cloud pode trazer para a gestão de pessoas. Confira quais são eles:


Economia
Segundo o estudo “Cloud será dominante: Todos estão tentando, alguns estão se beneficiando, poucos estão maximizando valor”, feito pela International Data Corporation (IDC), em 2016, empresas globais que estão em estágios avançados de adoção da nuvem registraram redução de custos de US$ 1,2 milhão por aplicação.

Essa redução é possível porque, com a tecnologia em nuvem, não há gastos de infraestrutura, o que inclui aquisição e atualização de hardware, sistemas operacionais, gerenciadores de banco de dados, espaço físico, energia elétrica e mão de obra para gestão de todo esse aparato. As soluções em cloud também proporcionam o aumento da produtividade dos funcionários, que não precisarão despender de muito tempo para obter informações necessárias no dia a dia de trabalho.

Maior mobilidade e elasticidade
Já pensou como seria poder analisar e mensurar os dados do seu RH em qualquer lugar? A aquisição de ferramentas em cloud computing possibilita isso. Através dela, você consegue acessar as informações do seu RH de forma segura, a qualquer hora e de qualquer lugar, basta estar conectado à internet. Além disso, a companhia ganha elasticidade, pois, independentemente do porte da empresa, a qualquer momento será possível fazer um “upgrade” ou “downgrade” do número de usuários, conforme a necessidade do negócio, sem precisar de investimentos adicionais.

Cezar Taurion, CEO da Litteris Consulting e ex-evangelista de tecnologia da IBM, explica que o atual modelo computacional já não responde de forma adequada à volatilidade do ambiente econômico empresarial, que passa por constantes variações de crescimento e queda de atividades. “A computação em nuvem traz uma nova perspectiva econômica, pois a empresa paga apenas pelo que usa. Vale reforçar que a cloud não deve ser vista somente pela ótica de redução de custos, mas pelo potencial que ela pode oferecer às diversas áreas das companhias, permitindo mais agilidade e flexibilidade aos próprios usuários”, destaca o especialista.

Sustentabilidade
Utilizar a tecnologia em cloud no RH também permite que as companhias sejam mais sustentáveis. De acordo com um estudo feito pela Universidade Northwestern (EUA), se todas as companhias norte-americanas utilizassem a tecnologia em nuvem, o gasto energético seria reduzido em 87%. Isso é possível devido à extinção do uso de servidores locais o que faz com que a empresa tenha uma redução significativa do consumo de energia. Outra forma em que a cloud pode contribuir para a sustentabilidade é com a diminuição de custos com impressões, já que é possível acessar e compartilhar arquivos virtualmente.

Autonomia do RH na escolha, aquisição e uso da aplicação
Com a aquisição de soluções em cloud, o RH passa a ter mais autonomia, pois há menor necessidade do envolvimento da TI em todo o ciclo de aquisição e operação do software. Assim, a equipe de TI não precisa dedicar tempo com manutenção de infraestrutura e atualizações de aplicações desktop. Dessa forma, seu potencial poderá ser direcionado para outras estratégias de negócio da empresa.

Segundo Maria Heloisa Matos, Coordenadora de Atração e Desenvolvimento de Gestão de Pessoas o Grupo de Comunicação do Paraná (GRPCOM), uma das emissoras afiliadas da Globo, com as soluções em nuvem, a organização ganhou mais eficiência e agilidade para atender a estratégia de gestão de pessoas e potencializou seus resultados. “Tínhamos algumas iniciativas isoladas para fazer a avaliação de competências. Porém, sem sistema, não havia uma visão integrada do processo, gerando alto volume de informações dispersas e despadronizadas. Com o software, houve maior aproximação e comprometimento da liderança em relação ao modelo e às práticas em gestão de pessoas, os processos ficaram mais transparentes e a tomada de decisão mais assertiva. Também tivemos maior alinhamento do que a organização espera de entregas por parte dos colaboradores. Isso aumentou a produtividade e a satisfação dos profissionais”, garante Maria Heloisa.

Segurança para os dados
Apesar de muitos acreditarem que a tecnologia em nuvem envolve muitos riscos, na verdade, ela é considerada uma das opções mais seguras, isso porque os provedores de serviços precisam estar sempre atualizados com as melhores práticas e tecnologias do mercado, adotando padrões e normas internacionais de privacidade e segurança dos dados.  O diretor de Pesquisa do Gartner, Claudio Neiva, fala sem medo de errar que a cloud é mais confiável. “Não há casos em que um provedor de nuvem tenha sido atacado. As empresas desse setor fazem investimentos massivos em segurança e em pessoal capacitado. Além disso, todo o negócio do provedor depende de sua reputação e, se ele for atacado, é possível vir a falência”.

Outro ponto que ele ressalta é que a tecnologia em nuvem possui backups automáticos, o que gera segurança para os dados. Isso significa que mesmo quando o computador, smartphone ou outra tecnologia tenha qualquer tipo de problema, sempre haverá uma cópia das informações. Diferentemente de uma infraestrutura on-premises, na qual a probabilidade de falha e perda de informações é maior, já que dependem do bom funcionamento dos equipamentos.

Fonte: https://www.lg.com.br/blog/5-beneficios-da-nuvem-para-o-rh/

Comentários

Postagens mais visitadas