Escalabilidade é o termo chave!

A utilização da Cloud Computing ou computação na nuvem, já é uma realidade para várias empresas, principalmente as de pequeno e médio porte, que passaram a ter mais oportunidades de investir em tecnologia e aprimorar seus processos, e também pelas grandes empresas, que encontraram oportunidade de reduzir seus custos.

A escalabilidade em Cloud Computing, além dos custos, é um dos fatores que contribuem consideravelmente para a disseminação da cloud computing. No post de hoje explicaremos o que é a escalabilidade e quais são as vantagens que ela oferece. Confira!

CLOUD COMPUTING X DATA CENTERS

Um dos principais fatores que influenciam na decisão de uma empresa por investir em cloud computing em vez dos conhecidos data centers é a redução considerável dos custos propiciada. Quando se opta por utilizar a computação na nuvem, as empresas deixam de investir em equipamentos, estrutura e uma equipe dedicada a manter os servidores em funcionamento, passando a ter que arcar apenas com a mensalidade dos seus servidores na nuvem.

O mesmo serve para a utilização de sistemas de informação. Se antes as empresas de pequeno e médio porte não possuíam condições de realizar grandes investimentos em softwares de gestão, hoje é possível - através da cloud computing - implementar sistemas com um custo reduzido e de acordo com a necessidade do negócio.

O QUE É A ESCALABILIDADE EM CLOUD COMPUTING?

A escalabilidade em cloud computing pode ser definida como a possibilidade de expansão dos recursos tecnológicos ou na capacidade de aumentar a quantidade de usuários em um determinado sistema de gestão.

Por exemplo: uma empresa pequena que utiliza cloud computing inicia utilizando determinada capacidade dos servidores. Com o passar do tempo, o negócio se expande e requer mais desses servidores. Com a cloud computing isso é possível sem que para isso seja necessário grandes investimentos (em estruturas, equipamentos e equipes) e uma quantidade considerável de tempo para ajustes.

Assim como no exemplo anterior, o mesmo serve para os sistemas de gestão utilizados. A escalabilidade permite que sejam adicionadas novas funcionalidades ou quantidades de usuários, sem que as empresas precisem investir em um novo sistema para atender suas novas necessidades.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA ESCALABILIDADE NA CLOUD COMPUTING?

Podemos citar como vantagens da escalabilidade:

Redução de custos;
Elasticidade: possibilidade de aumentar ou reduzir os serviços com base na demanda da empresa;
Utilização efetiva dos recursos de TI disponíveis.
A escalabilidade, por si, já é um dos principais benefícios da cloud computing. Contudo, ela traz consigo mais uma série de benefícios consideráveis em termos de custos e eficiência, o que acaba tornando a utilização da computação na nuvem ainda mais vantajosa para as empresas, sejam elas de qualquer porte. Os impactos e as vantagens são ainda maiores nas empresas de pequeno e médio porte que passam a ter mais acesso a recursos tecnológicos que antes eram restritos às grandes empresas.

( fonte: https://configr.com/blog/o-que-e-a-escalabilidade-em-cloud-computing/ )

Comentários

  1. Migrar de uma solução local para uma em nuvem parece sempre a melhor saída. Mas como fica a conexão com a internet para acessar o serviço?Já que a qualidade do servico das telefonicas ainda esta a quem. E recuperação de dados na nuvem se tornam impossíveis sem internet.
    Também existe o quesito desconfiança, falhas na segurança são muito raras, entretanto, isso não impede que vazamentos de dados ocorram.
    E por ultimo as leis sobre internet não estão claras e diferem em cada país, e normalmente os serviços de cloud mais em conta estão em outros países.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Riscos há desde dados armazenados em papéis, até os armazenado na nuvem. Quanto as leis, estas devem estar explícitas no contrato feito com o provedor de cloud computing.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas