Computação em Nuvem

A computação em nuvem é o fornecimento de serviços de computação – servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e muito mais – pela Internet (“a nuvem”). Empresas como Amazon, Oracle, Google, IBM e Microsoft foram as primeiras a iniciar uma grande ofensiva nessa "nuvem de informação" (information cloud), que especialistas consideram uma "nova fronteira da era digital".
Nela, os recursos básicos de computação são separados das máquinas físicas individuais. O usuário pode provisionar e liberar os recursos rapidamente, com esforço mínimo de gerenciamento ou interação com o provedor de serviços através de um catálogo de autoatendimento online das opções disponíveis. Esta prática permite aos usuários acessar um pool compartilhado de recursos de computação que podem usar sob demanda, em vez de manter recursos físicos de computação, armazenamento, serviços ou rede, dedicados a um aplicativo.

Ficheiro:Computação em nuvem.svg


Vantagens:
  • Custos reduzidos: as empresas não precisam mais manter uma infraestrutura física, mas podem pagar pelo acesso aos recursos de computação de que precisam exatamente. Neste modelo, os recursos de computação tornam-se uma despesa operacional, e não uma despesa de capital com comprometimento contínuo de longo prazo.
  • Dimensionamento rápido: o modelo de computação em nuvem permite às empresas aumentar ou diminuir a expansão quase instantaneamente, com base na demanda atual, eliminando gargalos e ativos subutilizados.
  • Facilidade de uso e manutenção: com a computação em nuvem, recursos e atualizações podem ser implantados de forma automatizada e padronizada, aumentando a acessibilidade e eliminando inconsistências e a necessidade de atualizações manuais.
  • Melhor recuperação de desastres: as soluções de backup baseadas na nuvem tendem a ser relativamente baratas e fáceis de usar. O modelo de computação em nuvem também significa que arquivos importantes não ficam presos a máquinas individuais, as quais, inevitavelmente, falham em algum momento.
Desvantagens:
  • Segurança: colocar dados confidenciais online é naturalmente arriscado e, em alguns setores, pode causar problemas de conformidade.
  • Controle: com um modelo de computação em nuvem, as empresas controlam somente o acesso à infraestrutura ou ao software que está sendo oferecido como serviço. Elas não têm controle sobre as máquinas físicas ou os programas em si.


Modelos de Implantação:
Os modelos de implantação de nuvem determinam o gerenciamento dos servidores físicos que suportam a nuvem, bem como os aspectos técnicos, logísticos e comerciais de execução da nuvem. Qual modelo é mais adequado para a sua empresa dependerá do nível desejado de controle e desempenho.
  • Nuvem privada: este tipo de nuvem funciona por trás de um firewall na intranet de uma empresa, sendo hospedada em um data center dedicado a tal organização. A infraestrutura de nuvem privada pode ser configurada e gerenciada de acordo com as necessidades individuais de uma empresa.
  • Nuvem pública: a nuvem pública é uma infraestrutura de nuvem compartilhada que é pertencente a, mantida e gerenciada por um provedor de nuvem como Amazon Web Services ou Microsoft Azure. Os principais benefícios da nuvem pública são: capacidade de expansão sob demanda e preços com pagamento conforme o uso.
  • Nuvem híbrida: como o próprio nome sugere, o modelo de nuvem híbrida permite às empresas utilizar tanto soluções de nuvem pública quanto privada. Com a nuvem híbrida, as organizações podem tirar proveito dos pontos fortes de cada modelo de nuvem, de modo a permitir flexibilidade e capacidade de expansão, além de proteger as operações e os dados confidenciais.

Comentários

  1. Complementando a vantagem de Custos Reduzidos, é que a computação em nuvem vem permitindo que as pequenas e médias empresas se igualem em termos de recursos às grandes empresas, ajudando-as a competir com mais rigor e qualidade no mercado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas